Logo Romapel

São José - SC

Fazenda Santo Antônio

(48) 3034-0044

Atendimento Comercial

Segunda a Sexta

08:00 as 12:00 - 13:00 as 18:00

Cartuchos e toners

Diferença entre Cartuchos e Toners e Tipos

Você já se deparou alguma vez com a dúvida sobre a diferença entre Cartuchos e Toners e alguns mitos sobre a diferença dos tipos como originais, compatíveis e remanufaturados?

Então saiba que existem diferenças e alguns mitos sobre os cartuchos e toners que não são originais que acabam enganando muita gente e acaba fazendo com que elas deixem de economizar muito dinheiro.

Conheça um pouco mais sobre esse assunto e depois decida o que é melhor para você.

Quanto falamos de reposição de tintas para impressoras, na maioria das vezes, estamos em busca de alternativas de preço e viabilidade.

Para se ter uma idéia do custo gerado com a troca destes insumos, em média a cada 4 trocas feitas com cartuchos originais, compra-se uma impressora nova com o mesmo valor gasto.

Notando esta oportunidade de mercado, há vários anos, já existem algumas alternativas para quem busca economia e não pode ficar sem as impressões para atividades no escritório ou em casa.

Abaixo reunimos para você as principais diferenças entre as opções encontradas para a reposição de tintas e também alguns mitos relacionados:

Diferença entre Cartucho e Toner

As tintas que abastecem as impressoras têm nomes diferentes e funções diferentes. 

O toner é a tinta em pó, carregado em suas cores primárias (CMYK). O toner é voltado para impressoras do tipo laser. O pó é aquecido e transfere, através de cilindros, a imagem que será gravada no papel. 

O toner dura mais devido a fácil utilização da máquina deste pó, que passa pelo cilindro revelador e transfere tudo o mais que deve ser impresso no papel, de acordo com as leis da física de polos negativos e positivos. 

 

Já o cartucho de impressora consiste num recipiente para tinta líquida. Também carregado nas cores primárias CMYK. Evita-se o contato direto com o mecanismo e libera-se apenas a quantidade exata no papel. Esse tipo de tinta é voltado para impressoras jato de tinta, que são mais caseiras e tem durabilidade inferior a do toner.

Cartuchos ou Toners Originais

Os cartuchos originais consideramos os mais adequados para sua impressora já que são certificados pelo próprio fabricante dos equipamentos e recomendados primordialmente por estes.

Apresentam a qualidade ideal e muito raramente apresentam defeitos e falhas de impressão, apesar de isso não ser impossível.

Possuem, de modo geral, os preços mais elevados e quanto mais sofisticado for o equipamento, maior será o preço do cartucho ou toner original.

Cartuchos ou Toners Remanufaturados

Cartuchos remanufaturados são aqueles que foram reutilizados, sejam eles frutos de um serviço de recarga ou vendidos como cartuchos reciclados.

Cartuchos ou Toners Compatíveis

Enquanto os cartuchos remanufaturados são frutos da reutilização de outros cartuchos, os cartuchos compatíveis são produtos novos, nunca utilizados.

Portanto, na teoria, são como os produtos originais lacrados, mas fabricados por outras empresas.

Cartuchos Remanufaturados ou Compatíveis danificam a minha impressora?

A princípio, isto é um mito, mas precisamos entender que esta resposta depende da procedência do serviço ou produto que estamos lidando.

Cartuchos ou toners compatíveis de baixa qualidade ou processos de recarga feitos de forma indevida ou utilizando insumos sem procedência, podem comprometer a qualidade da impressão ou, até mesmo, danificar o equipamento.

Existem, contudo, cartuchos compatíveis de excelentes marcas com qualidades semelhantes aos originais ou até mesmo com durabilidade maior.

Os serviços de recarga de cartuchos precisam ser feitos por equipes bem treinadas, equipamentos adequados e insumos com procedência.

Se o processo é feito com estes cuidados, não há riscos para o seu equipamento ou comprometimento com a qualidade.

Portanto, se sua opção for utilizar cartuchos ou toners compatíveis ou remanufaturados, exija sempre fornecedores e produtos de qualidade, recomendados, e que ofereçam a garantia comprovada do que é vendido.

Qual impressora utiliza cada cartucho ou toner?

Escolher entre uma impressora jato de tinta ou laser não é uma tarefa tão simples. Os modelos jato de tinta contam com preços mais baratos, já as impressoras laser não usam tinta e imprimem em uma velocidade maior, além de contarem com toners mais caros.

Cada uma conta com características que são mais indicadas para um tipo de uso específico. Para te ajudar a escolher entre estes dois modelos, reunimos algumas informações que devem ser consideradas na hora da compra. Confira nas linhas a seguir.

Impressora jato de tinta

A impressão em uma máquina jato de tinta é feita por meio de gotículas de tinta que formam a imagem ou texto no papel. Nesse sistema estão inclusos equipamentos que utilizam cartuchos de tinta, cera térmica, entre outras formas.

Geralmente, esse modelo de impressora é recomendado para uso doméstico ou para pequenos escritórios, já que o custo final é mais alto e a velocidade é mais lenta. Existem impressoras jato de tinta para uso profissional, mas os preços são bem mais altos. Em caso de trabalhos específicos, com uso de cartuchos especiais, a impressão será ainda mais cara.

A vantagem é que o preço de um cartucho de tinta é menor que o de um toner, o que acarreta uma economia imediata para impressões de pouca quantidade e até mesmo pelo tempo que esse recipiente de tinta dura. Outro fator a ser pensado é o caso de pessoas que necessitam de uma impressora colorida: o investimento em um cartucho para impressão colorida é bem menor do que em toners.

Outro ponto a ser destacado é que existem várias impressoras jato de tinta que conseguem excelente resultado na impressão de fotografias, superando a laser. 

Impressora laser

A impressora laser dispensa o uso de tinta. Ela usa eletricidade estática e um pigmento em pó feito de carbono e polímero para criar a imagem no papel, que vem em um cartucho chamado toner. As máquinas dessa categoria costumam ser muito rápidas na impressão e têm maior qualidade no resultado do que a jato de tinta.

Pela agilidade e velocidade de impressão, essa é uma máquina desenvolvida para dar conta de um grande volume de trabalho. É óbvio que nada impede você de ter uma impressora laser em casa, mas o investimento só será bem utilizado caso haja a necessidade de impressão em grande quantidade.

O valor do toner é mais elevado que dos cartuchos de tinta, mas duram mais tempo e, consequentemente, imprimem mais. Dessa forma, o cálculo do valor por folha impressa tem melhor custo-benefício do que a impressão por jato de tinta.

O ponto fraco desta impressora é quando o assunto é impressão colorida. Além da impressora laser colorida ser bem mais cara do que a comum, o custo da impressão acaba sendo bem elevado. Isso porque, para uma impressora laser efetuar impressões coloridas, é preciso comprar três toners, um investimento que compensa somente se for para realizar trabalhos em larga escala.

Agora que você já sabe sobre a diferença entre cartucho e toner, quais tipos pode adquirir e também quais impressoras utilizam cada suprimento, escolha o que mais se encaixa para você, ou se ainda ficou com alguma dúvida ligue para nós e fale com nosso pessoal especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat